20/06/2018

A boneca chamada de "Pregnant Barbie Doll", fabricada pela empresa chinesa VWH e comercializada no site Amazon.com, está causando certa tensão entre adultos. O brinquedo é indicado para crianças de todas as idades, mas há quem acredite que não deveria ser comercializado para crianças pequenas. 

Ora, saber como os bebês nascem é um conhecimento importante para as crianças e não só isso: é fundamental que elas compreendam também de que forma os bebês "entram" na barriga da mulher (esqueçam a cegonha, combinado?). Se essas informações forem passadas de forma qualificada, com o uso de recursos didáticos adequados à faixa etária e numa relação onde existe confiança e vínculo, esse conhecimento não erotiza nem incentiva o sexo precoce, pelo contrário.

Nesse contexto, deixando claro que engravidar é uma escolha de pessoas adultas e responsáveis, a informação PROTEGE as crianças contra a violênci...

02/06/2018

O título do post parece óbvio, mas não é. Para entendê-lo completamente, precisamos nos debruçar sobre o conceito de consentimento, que não é tão simples quanto parece.

Entrará em vigor em 1º de julho de 2018 a nova lei sueca que estabelece que qualquer ato sexual sem um consentimento explícito será considerado estupro. A nova lei corrige a ideia, ainda comum, de que o estupro envolve necessariamente a existência de agressão física e ameaças e introduz a figura penal do "estupro negligente", aquele cometido, por exemplo, contra uma pessoa menor que possa parecer maior de idade ou contra alguém alcoolizado. Em ambos os casos, mesmo que as pessoas em questão concordem em fazer sexo, esse consentimento não é considerado válido devido às condições citadas. No Brasil, o consentimento só é considerado válido a partir dos 14 anos. Antes disso, qualquer ato sexual cometido contra alguém dessa faixa...

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload